Nesse post eu pretendo compartilhar um pouco de conhecimento sobre algumas dicas de configuração do Git.
Um dos nossos contribuidores, Vitor, fez um post contendo um guia básico de git. Acesse aqui (para ler). E ele é excelente para você que não tem nenhum conhecimento, ou tem pouca vivência com git.
Pois bem, a primeira dica é definir o seu nome de usuário e seu endereço de e-mail. Para realizar isso é bem simples. Basta executar dois comandos bem simples:
$ git config --global user.name "John Montana"
$ git config --global user.email johnmontana@mail.com
Essa configuração deixará suas informações salvas para sempre. Isso é possível graças ao comando --global. Se não tivesse o comando essas configurações teriam que ser feitas todas as vezes que você fosse fazer algo.
A segunda dica é bem boa caso você dê um commit errado, ou muito cedo, ou faltando alguns arquivos e para não ficar dando commits em excesso. Isso serve, basicamente, para alterar seu último commit. Para realizar essa função se usa o comando:
$ git commit --amend
Por exemplo, você fez um commit e esqueceu de adicionar um arquivo modificado, e esse arquivo faria parte desse seu commit, você pode fazer algo tipo:
$ git commit -m 'Commit Inicial'
$ git add arquivo_esquecido
$ git commit --amend
E minha última dica desse post é como alternar entre duas branches, Em alguns projetos é muito comum que no mesmo repositório tenham várias branches com pessoas trabalhando nessas branches. Então quando você faz o clone, normalmente, você está no master, mas você necessita trabalhar em outra branch. Para alternar entre as branches é só usar o comando:
$ git checkout nome-da-outra-branch
Espero que esse post possa ajudar alguém, e se eu conseguir ajudar alguém, pra mim, vai ser muito gratificante.
Bônus: Lembrando que se você tiver alguma dúvida de como usar algum comando do git, basta executar o comando:
$ git help {nome-do-comando}
Isso pode fazer você, realmente, entender qualquer comando do git.
git commit -m "Show Matheus, parabéns!"
ResponderExcluir